top of page

O SISTEMA INTERMODAL E PRAÇA - PERUS

Esse projeto foi desenvolvido em um semestre em que a disciplina seria feita em duplas ou trios e o tema foco era propor uma melhor infraestrutura urbana para a Sub-prefeitura de Perus.

O projeto do Sistema Intermodal e Praça tinha o objetivo de integrar um terminal de ônibus à estação de trem, Perus, da linha Coral da cidade de São Paulo, visto que a Sub-prefeitura é caracterizada como uma região dormitório, que sofre com o fenômeno do movimento pendular da sociedade, ou seja, os moradores dessa su-prefeitura passam grande parte do dia fora, ou em cidades próximas ou sub-prefeturas como a Lapa.

 

Ademais, já que foi definida como uma integração à estação de trem, seria necessária a conexão ao lado mais alto do bairro, o outro lado da estação, que tem uma diferença de 4m de altura. Portanto, apesar de ter as questãos de inundação, foi feita uma ligação subterrânea aos trilhos do trem por meio de escadas e elevadores para que as duas partes da Sub-prefeitura, contando com captadores da água de chuva.

A escolha do local de implatação se deu a partir da subutlização os terrenos abaixo dos viadutos conectores da região  e pela proximidade da estação. Porém, o desafio da geometria de implatação foi a grande possibilidade de inundação, visto que há um percurso de um afluente do Rio Tietê. Por isso que foi proposto um parque linear ao longo desse afluente e concentração de mata nativa no envoltório do Terminal.

Esse terminal abrigaria alguns comércios e o setor administrativo do sistema intermodal. Além disso, foi feita uma requalificação da própria estação de trem, principalmente nos acessos.

bottom of page