HARMONIA
Esse projeto é muito especial. Foi o meu primeiro projeto do Concurso Ousadia dentro da Liga Mack Concreto. Ele me mostrou que a Arquitetura é completamente ligada à Engenharia Civil, que são profissões que andam juntas e se apoiam.
Dentro deste projeto eu me desenvolvi como futura arquiteta e me permitiu interagir com os outros membros, como colegas de um escritório de projeto. Esse processo de projeto, me trouxe muitos amigos e a certeza de que eu gosto muito da área de infraestrutura urbana, principalmente a ligada à mobilidade.
O objetivo desse projeto era resolver um cruzamento de duas vias, Avenida Elmo Serejo e Aveida Samambaia, importantes que conectam bairros satélites de Brasília.
A ideia foi propor um viaduto para a Avenida Elmo Serejo e um rebaixamento para a Avenida Samambaia que evitasse o congestionamento dessas duas vias expressas e proporcionasse uma praça ao nível térreo para convidar a população a frequentar espaços abertos.
Essa praça foi composta por um plano de necessidades que integraria a sociedade e principalemente os estudantes da Universidade de Brasília, do campus da Ceilândia, fator que não foi levado em consideração na construção da cidade:
-
deck de madeira;
-
uma ciclovia;
-
arquibancada abaixo do de um dos viadutos para projeções e apresentações;
-
uma ágora rebaixada;
-
uma pista de skate e;
-
uma área livre para eventos de feiras livres que seriam organizadas pelos moradores da região.